Um dos segredos de um ambiente bem decorado e equilibrado, além de uma boa escolha de cores na composição é a utilização de matérias diferentes. Mas, qual sensação cada material presente na decoração pode causar?
Você já percebeu que geralmente os ambientes são capazes de trazer sensações nas pessoas que os frequentam? Sejam elas boas, como relaxamento, tranquilidade, excitação, alegria e muito mais. Ou não tão agradáveis assim, como a sensação de frieza e isolamento, muito comum em hospitais e clínicas médicas, por exemplo.
Pois bem! Além dos tipos de objetos e cores utilizadas em uma decoração, os materiais escolhidos para os revestimentos, móveis e objetos como almofadas, cortinas, prateleiras e mais, influenciam diretamente na sensação que o ambiente transmite.
Por isso, uma decoração bem pensada é aquela que se utiliza de diferentes materiais, a fim de chegar a um equilíbrio e promover a sensação mais adequada para o ambiente. Por exemplo, quando pensamos na decoração de um quarto, é importante que além de bonita, ela promova relaxamento.
Assim como a decoração de um escritório precisa despertar a criatividade e a capacidade de concentração. Para que você entenda melhor, mostraremos a seguir qual a sensação que cada tipo de material causa.
Conheça Os Principais Materiais Utilizados Na Decoração e As Sensações Que Eles Promovem
Para explicar mais profundamente o conceito de sensação que os materiais podem promover nas decorações, mostraremos a seguir quais são os mais comuns no mundo da decoração e o que eles despertam no ser humano:
1 – Madeira
A madeira é um dos materiais mais utilizados quando a intenção é promover aconchego e conforto. Afinal, estamos falando de um material cuja, características térmicas são excelentes, visto que no calor, ela não costuma aquecer, assim como no frio ela não esfria.
Além do quesito térmico a madeira também promove essa sensação de aconchego devido sua capacidade de absorver sons, que faz com que a acústica dos espaços seja mais agradável.
Ela pode ser utilizada tanto em móveis como camas, mesas e cadeiras, mesas de centro e mais, em revestimentos como assoalhos e carpetes, como em objetos de decoração como esculturas, molduras etc.
2 – Tecidos
Assim como a madeira, os tecidos também são responsáveis por promover maior sensação de aconchego e acolhimento. Além das texturas agradáveis ao toque, eles são fundamentais no trabalho acústico dos ambientes, absorvendo os sons, muito mais do que a madeira.
A melhor maneira de empregar esse tipo de material é na utilização de sofás, almofadas, mantas, cortinas e tapetes. Além disso, esse tipo de material pode ainda ser usado como revestimento de parede e móveis.
3 – Espelhos
Os espelhos são materiais que, além de trazerem amplitude e maior claridade para os ambientes, ainda promovem uma sensação de luxo e modernidade. Por isso, podem ser muito bem aproveitados em ambientes pequenos e pouco iluminados, ou mesmo em ambientes maiores onde a intenção seja transmitir um pouco de ‘glamour’.
Além da possibilidade de aplicação de espelhos em paredes e móveis, como na mesa mostrada na imagem, também vale a pena investir em modelos menores e mais tradicionais nos banheiros e quartos, como esse modelo da Ilustre.
4 – Pedras
De uma maneira mais generalizada, as pedras, promovem uma sensação mais rustica e fria. Por ser um tipo de material que não absorve calor, elas são frequentemente utilizadas em ambientes mais quentes como cozinhas e áreas externas. Quando combinadas com outros tipos de materiais elas também promovem aconchego, uma vez que dão um ar mais rústico a decoração.
Elas podem ser utilizadas em revestimentos, bancadas como na foto acima, ou em moveis como esse buffet com tampo de mármore da Ilustre. Existem muitas opções de aplicação desse material.
5 – Metal
Os metais, diferentemente das pedras, promovem um ar mais moderno a decoração, trazendo a sensação de funcionalidade e promovendo uma decoração mais industrial e menos aconchegante, uma vez que estamos falando de materiais como o ferro, aço, alumínio e cobre, que além de muito duros e geralmente com linhas retas, também são mais frios.
Por se tratar de um material frio e um tanto impessoal, vale a pena investir no metal em detalhes, como pés de mesas e cadeiras, pequenos objetos de decoração, lustres etc. Sempre equilibrando a existência do metal com outros materiais como vidro e madeira, por exemplo, como é o caso dessa mesinha lateral.
6 – Plantas
Pode parecer estranho, mas as plantas são fundamentais quando o assunto é promover aconchego e bem-estar. Além de terem formas mais orgânicas, responsáveis por quebrar os padrões mais retos dos móveis na decoração, elas trazem cor e vida ao ambiente.
Elas podem ser acomodadas em vasos e cachepôs personalizados, pendurados nas paredes ou tetos, colocados no chão em suportes especiais ou mesmo em cima dos móveis, sejam eles estantes, mesas de centro ou lateral, bancadas ou aparadores como esses encontrados na Ilustre.
7 – Iluminação
Sim, o projeto de iluminação do seu ambiente é diretamente responsável pela sensação que ele transmite. De modo geral, luzes mais centrais e brancas, são mais indicadas para promover um estado de alerta de deixar as pessoas no ambiente mais despertas e dispostas.
Em contrapartida, luzes indiretas e mais amarelas, promovem aconchego e conforto, especialmente visual. Por isso, é comum encontrar projetos de decoração onde os quartos e a sala, possuam mais pontos indiretos de iluminação do que diretos. Luminárias posicionadas em prateleiras e mesas de apoio, por exemplo, são excelentes para trazer essa sensação de aconchego nestes ambientes.
Vale dizer que o estilo do lustre, luminária, arandela ou qualquer outro tipo de objeto usado no projeto de iluminação do ambiente influenciará diretamente no gosto e estilo escolhido para ser representado nele e não tanto nas sensações.
As sensações promovidas pela iluminação dependem mais da cor da lâmpada, grau de luminosidade e posicionamento desse ponto de iluminação. Por isso, vale a pena investir em posições e luminosidades diferentes em um mesmo ambiente, especialmente se ele for grande.
Esses são os materiais mais utilizados no mundo da decoração atualmente e as sensações que cada um deles causa. É importante deixar claro que a utilização deles, deve acontecer de maneira equilibrada e harmônica.
Você gostou dessas informações? Compartilha com outras pessoas.