A mesa de jantar é o centro de onde tudo acontece, ainda mais em ambientes cada vez mais integrados, como os livings com sala de jantar. É o cenário perfeito para os deliciosos almoços de domingo com a família toda reunida, e até para os jantares intimistas e românticos à luz de velas.
Não é para menos que a sua escolha da mesa de jantar desperte tantas dúvidas. Afinal, com tantos formatos e tamanhos disponíveis no mercado, fica difícil saber qual é a melhor opção para a sua morada.
Embora não exista uma fórmula que ajude a selecionar a peça perfeita, a escolha deve ser tomada seguindo algumas regras para que a peça garanta funcionalidade além de beleza e sofisticação. Pois a sala de jantar deve ter espaço suficiente para uma boa circulação no dia a dia, e também nos dias de reuniões e festas em casa.
Confira algumas sugestões que ajudam a escolher a mesa de jantar certa para que você se transforme no perfeito anfitrião.
Medidas Certas
Primeiramente, a dica para escolher a mesa de jantar perfeita para o seu lar é verificar as medidas do ambiente.
Para que a sala seja funcional, o mais indicado é que a mesa de jantar tenha de 70 a 90 cm de circulação ao seu redor. Ou seja, da mesa até o buffet, como o Cerona, ou parede mais próxima é necessário ter essa metragem mínima para circulação de pessoas.
Neste espaço de circulação, já é considerada a movimentação da cadeira para sentar e levantar com comodidade, garantindo assim conforto e segurança para as pessoas que circulam ao redor da mesa.
Com isso, você já tem uma ideia do espaço que a mesa pode ocupar em sua sala de jantar, afinal, cada projeto residencial é individual e merece escolhas personalizadas de acordo com a necessidade dos moradores e do ambiente.
Formatos de Mesas de Jantar
Mesa de Jantar Retangular
A mesa de jantar com formato retangular é a mais comum em salas de jantar, e é perfeita para ambientes mais compridos, com o formato retangular igual ao móvel. Para este tipo de móvel o mais comum é encontrar versões para seis ou oito lugares, e é ideal para famílias grandes ou para quem adora receber visitas em casa.
Uma das vantagens desse modelo é que uma das cabeceiras do móvel pode ser encostada na parede, aumentando a área de circulação do ambiente. Além disso, este tipo de móvel permite utilizar bancos ou um canto alemão, elementos que ajudam a aumentar a quantidade de assentos ao redor da mesa de jantar.
A mesa de jantar Degas, por exemplo, tem uma base central em aço pintado, além do design moderno, também permite maior conforto aos usuários, que podem esticar as pernas sem nenhuma barreira.
Mesa de Jantar Redonda
A mesa de jantar redonda é perfeita para ambientes menores, porque ela não interrompe a circulação de pessoas ao redor da peça, e é ideal para criar um ambiente mais aconchegante e intimista, já que aproxima as pessoas.
Vale lembrar que uma mesa redonda grande, além de ocupar mais espaço, coloca uma distância maior entre as pessoas que estão sentadas à mesa, e pode ser menos cômoda na hora de se servir as refeições.
Para quem precisa de um modelo com as medidas personalizadas, a mesa de jantar Concreto é a opção certa. A peça tem design moderno, e mistura a rusticidade do concreto, com o acabamento da resina, e pode ser produzida sob medida para o seu espaço.
Por Que Uma Mesa de Resina de Poliéster Pode Ser a Melhor Escolha?
Mesa de Jantar Quadrada
A mesa quadrada é bem usual e pode ser utilizada para ambientes pequenos, pois com uma peça de 1,00 x 1,00 m já é possível atender quatro pessoas com conforto. Porém, o mais indicado neste caso é optar por mesas redondas, que deixam o espaço mais fluído devido a ausência de quinas.
E em ambientes de tamanhos maiores, a mesa com 1,60 x 1,60 m, é perfeita para acomodar até oito pessoas, como o modelo Parma, que tem pé central, trazendo mais versatilidade e sofisticação à peça. Lembrando que este modelo também pode ser encostado na parede, sendo usado com seis lugares, descomplicando a circulação do ambiente.
Mesa de Jantar Oval
Assim como o modelo retangular, a mesa oval é perfeita para ambientes com a planta mais comprida. Porém, costuma ocupar menos espaço que a mesa de jantar retangular, devido às pontas arredondadas, como é o caso a mesa de jantar Rizy.
Outro fator que chama atenção nesse modelo é o pé central, que torna a mesa mais versátil– e em dia de casa cheia, ainda permite adaptar e acomodar mais pessoas. Quem gosta de receber a família e amigos vai adorar esse modelo!
Escolha o Design
Por fim, além do formato, a escolha da mesa de jantar também precisa se adequar ao estilo do ambiente proposto. Em projetos de salas de jantar contemporâneas, o indicado é usar modelos que trazem design mais reto e minimalista, como a mesa de jantar Brenda.
Já em salas de jantar com design de interiores de estilo urbano ou industrial, linhas mais modernas como as da mesa de jantar Arez vão combinar melhor.
A Ilustre Móveis tem a mesa de jantar perfeita para o seu projeto, confira o catálogo completo e descubra qual a peça mais adequada para a sua sala de jantar.