Por Que Uma Mesa de Resina de Poliéster Pode Ser a Melhor Escolha?

Você já ouviu falar de mesa de resina de poliéster? Esse tipo de material nos permite criar projetos exclusivos e de alta durabilidade, devido à sua fabricação artesanal. Saiba mais sobre sua produção e as vantagens em adquirir essa mesa digna de elogios.

Em um projeto de decoração, a mesa de jantar é o destaque do ambiente. Além de ocupar um grande espaço visual, é necessário reservar um trecho para circulação e para que seus convidados consigam utilizar as cadeiras confortavelmente. Resumindo, a mesa de jantar deve ser bem planejada, priorizando, acima de tudo, beleza qualidade.

Mesas de resina são uma forte tendência em projetos de decoração, e por diversos motivos. Além de seu aspecto luxuoso e delicado, a fabricação de móveis de resina é um dos processos manuais mais sofisticados da movelaria.

Hoje explicaremos como funciona cada etapa da confecção de nossas belas mesas de resina de poliéster nos bastidores da Ilustre Móveis. Assim, você conseguirá observar de forma muito mais clara, o quão belo e complexo é este processo artesanal.

Como Escolher Cadeiras de Jantar?

Projeto: Arquiteta Vangula Natalí

O Que é Resina de Poliéster?

A resina de poliéster é uma resina sintética resistente, durável e de alta qualidade. Esta resina é um derivado do petróleo, que quando totalmente curado e trabalhado, torna-se sólido e tão uniforme que possui a qualidade de refletir a luz como um espelho.

Por ser fabricada artesanalmente e não em uma linha de produção, sua confecção pode ser customizada. Seja no formato da mesa, medidas ou tonalidades, você consegue criar uma mesa totalmente customizada de acordo com o seu gosto.

A montagem de mesas com esse tipo de material é complexa e exige do profissional artesão bastante experiência, o que faz com que poucos invistam nessa técnica. No entanto, a Ilustre Móveis conta com o suporte de uma equipe de artesões com expertise na produção das melhores mesas de resina em poliéster. Tomando os devidos cuidados desde a marcenaria até o lixamento, o projeto final resulta em um item de alta qualidade e durabilidade.

Confira a complexidade dos detalhes nas “Etapas de Fabricação”, e observe todo o cuidado que é necessário para que nossas mesas de resina sejam sempre impecáveis.

Projeto: Designer David Aquino

Etapas de Fabricação

Etapa 1: Marcenaria

A primeira etapa compete à criação do esqueleto do móvel. Nesse momento serão cortadas chapas de madeiras, muitas vezes em MDF, criando a base do móvel.

Por ser uma mesa customizável, o processo de marcenaria poderá variar de um para outro, criando peças únicas e com identidade própria.

Etapa 2: Preparação Da Resina

Agora, com a base já criada, começaremos o processo de preparação da resina. O pigmento escolhido e a resina (em seu estado bruto) serão misturados até se tornarem uma massa homogênea.

Este processo de misturar a resina com o pigmento de cor demora horas numa batedeira gigante e não deve ser apressado, caso contrário poderão surgir coágulos ou bolhas, interferindo na textura do produto final. Observe que defeitos como esse nunca serão encontrados nos produtos Ilustre.

Uma dica importante é que priorize tons mais claros na hora de escolher sua mesa de resina. Riscos e arranhões podem ficar mais aparentes na resina com cores escuras.

Etapa 3: Aplicação por preenchimento

Com a resina homogênea e uniforme, partimos para a próxima etapa. Esta fase exige muita delicadeza e atenção por parte do artesão que irá aplicar o preenchimento da resina já pigmentada nas faces do móvel. — Preenchimento? A resina não é pintada?

Poucas pessoas sabem, mas as mesas de resina não são pintadas, mas sim preenchidas. Com essa técnica a mesa receberá uma camada de resina espessa, o que fará dela muito mais resistente se comparada ao acabamento com a laca por exemplo, que é somente pintada.

Isso acaba tornando o processo de confecção ainda mais demorado, pois exige que cada face seja preenchida individualmente, demandando uma espera maior do artesão para que o material cure completamente.

Etapa 4: Lixamento

Com as faces devidamente preenchidas, inicia-se o lixamento. Este é um processo bastante demorado, e exige tempo para que o artesão alcance o nível de qualidade dos produtos da Ilustre Móveis. Aqui, serão realizadas 10 etapas: da lixa mais grossa à mais fina, que no final irão garantir o aspecto fino da resina.

Etapa 5: Polimento

A última etapa do processo de confecção é o polimento. Nesse momento, a mesa, antes opaca, é polida e ganha vida com o brilho característico da resina.

Projeto: Arquiteto Felipe Mendes

Mesas de resina com tampo super-angulado: design exclusivo Ilustre Móveis

Projeto: Arquiteta Vangula Natalí
Para trazer ainda mais leveza ao ambiente, conheça nossos modelos exclusivos com tampos de resina super-angulados como nas Mesas de Jantar Japão, Brenda e Orbit Nestes modelos, o ângulo entre o tampo e a base da mesa é maior do que o normal de 45°, permitindo que a espessura da superfície da mesa seja muito mais fina e delicada.

Por Que Escolher as Mesas de Resina da Ilustre Móveis?

Entre tantos benefícios já abordados em escolher uma mesa de resina para ser a estrela da sua sala de jantar, reforçaremos as grandes vantagens, bem como algumas dicas finais para que você aproveite ao máximo a sua mesa de resina de poliéster:

  1. Vida útil extensa: Caso surjam arranhões ou riscos, a resina pode se polida novamente, garantindo um móvel com aparência de novo por muito mais tempo.
  2. Altíssima qualidade do tampo ao pés: Outro detalhe é que, ao contrário de alguns fabricantes que utilizam diferentes quantidades de resina, a Ilustre Móveis trabalha com a mesma quantidade em toda a mesa. Do tampo aos pés, a peça inteira recebe o mesmo tratamento.
  3. Flexibilidade para customização: Como já mencionamos, o processo de confecção é totalmente manual, o que lhe possibilita levar para sua casa um item personalizado e exclusivo.
  4. Qualidade muito superior ao acabamento com laca: Apesar do aspecto parecido com o da resina, a laca tem a qualidade muito inferior. Enquanto a mesa de resina leva quase 1cm de preenchimento, a laca é somente pintada, e tem espessura de menos de 1mm e pode lascar, o que nunca vai ocorrer com a resina
Projeto: Arquiteto André Lima Verde

Vale lembrar que as mesas de resina não devem ser utilizadas em áreas externas, e que com panelas ou travessas quentes devemos sempre utilizar um pano ou protetor para evitar manchas na superfície do tampo.

Esperamos que agora você tenha um melhor entendimento sobre nossas mesas de resina. Estamos à disposição caso tenha mais dúvidas.

Acesse mais conteúdos.

Compartilhe este artigo